Dodecálogo do Orientador Montessoriano
1. Cuidar do ambiente;
2. Indicar o uso dos objetos e dos materiais de maneira clara e precisa;
3. Ter uma conduta ativa quando coloca a criança em relação com o ambiente; assumir uma conduta passiva, quando a relação é estabelecida;
4 Observar atentamente a criança, a fim de que consiga perceber o esforço que ela faz na busca do conhecimento dos objetos que formam o ambiente ou quando ela necessita de apoio e companhia;
5 Atender quando chamado e reordenar o ambiente quando necessário;
6. Escutar tudo o que a criança tem vontade de dizer;
7. Respeitar quem trabalha, sem jamais interromper nem interrogar;
8. Respeitar quem erra, sem jamais dizer ou corrigir diretamente;
9. Respeitar a criança que repousa ou que observa outras trabalhando, não chamar sua atenção ou obrigá-la a trabalhar;
10. Ser incansável na tentativa de oferecer trabalho a quem o rejeita, a quem não aprendeu ou a quem, sistematicamente, erra;
11. Fazer notar sua presença a quem o procura, a quem necessita, mas “desaparecer” para quem já encontrou seu trabalho;
12. Estar presente com a criança que terminar seu trabalho e exauriu livremente seu esforço pessoal, e a ela oferecer, no silêncio, sua força interior como oferta espiritual.
(Tradução do texto italiano Perugia – Itália )
Parece difícil ?
Não … não é !
Basta compreender o quanto especial é a sua vida.
Assim, você deve apenas ser gente.
E querer ajudar gente a ser gente.